Por que usar Ruby?

Por que usar Ruby?

Hoje em dia temos uma vastidão de linguagens de programação no mercado. Ao iniciarmos nossa carreira no mundo da programação, ficamos perdidos. Qual linguagem escolher? Qual é a melhor linguagem para web? E se eu quiser construir aplicativos Mobile? O mais importante aqui é saber que de fato, mesmo em meio a esse mar de escolhas de linguagens/frameworks (javascript que o diga), muito mais importa entender os principais conceitos de programação e ter uma boa base de lógica de programação. Claro, cada contexto pode ter uma linguagem mais adequada de ser utilizada, mas isso a experiência e o tempo trazem. Porém, se tem uma linguagem pela qual eu sou apaixonado é Ruby! E hoje vamos discutir: Por que usar Ruby?

A maioria dos programadores já devem ter ouvido falar que o Twitter substituiu Ruby por Java e com base apenas nesse exemplo, julgam que Ruby é lento e uma péssima escolha quando se quer performance. Porém essas argumentações são falaciosas e não são a intenção desse post. Pra quem tem mais interesse deixo aqui o ótimo post do Akita sobre esse caso.

 

Por que usar Ruby?

Então, sem mais delongas aqui vão os motivos pelos quais você deveria dar mais atenção ao Ruby. Ah, vale lembrar que é impossível falar de Ruby sem falar de seu framework web Ruby on Rails, então muitos motivos aqui listados podem ser do Rails em si.

Facilidade e Diversão

A sintaxe do ruby é simples e flexível o que a deixa muito intuitiva. Diversas vezes pensei “Hum… deve existir um método com esse nome” e de fato ele existia! O dia a dia com a linguagem é leve o que torna uma ferramenta que favorece muito a criatividade e o dinamismo. Além disso, o Rails visa o famoso conceito: “convenção sobre configuração”. O conceito foi totalmente pensado para que o programador não perca tempo configurando o ambiente, mas sim siga o padrão que garantimos para você que tudo vai funcionar!

Isso também faz com que todo programador trabalhe sempre com o mesmo padrão, então é muito fácil ingressar em novos projetos pois você já sabe onde está cada coisa de acordo com o padrão, facilitando a colaboração e o aprendizado.

Comunidade

Em Ruby, chamamos as “libs” de gems, e existem milhares delas, No repositório oficial, já são mais de 24 bilhões de downloads! Vale lembrar que o próprio Rails é uma gem mantida pela comunidade e totalmente Open Source, assim como praticamente todas as gems famosas, o que torna a linguagem e as gems maduras, bem desenvolvidas e livres de bugs. Pensou em fazer algo em Ruby/Rails? Provavelmente existe uma gem que resolva seu problema. A comunidade de Ruby é fantástica, ela se ajuda, é preocupada em discutir os melhores padrões e na maioria dos casos que tive contato, tem prazer em ajudar.

Agilidade

Falando especificamente do Rails, muitos conceitos de Agile, TDD e BDD são seguidos, o que permite um desenvolvimento rápido e incremental, seguindo o que normalmente se espera em um ambiente ágil. Pequenas entregas funcionais e evolução ao longo do tempo. Veja por exemplo um blog sendo construído em Rails com menos de 10 minutos. Detalhe, esse vídeo é de 2011 e muita coisa evoluiu de lá pra cá.

Rails te ensina boas prátricas

Rails é opinativo onde algumas regras devem ser seguidas quando se diz em RESTful, mvc, testes entre outros padrões. Isso te força a aprender e adquirir esses novos conhecimentos provendo seu crescimento profissional e fazendo com que com tempo, tudo isso se torne simples para você.

Oportunidades de Carreira

Tenho visto muitas oportunidades para se trabalhar com Rails visto que é um framework que permite colocar aplicações no ar rapidamente, o que a torna uma linguagem perfeita para o mundo das startups. Mas não pense que somente elas a utilizam. Rails é extremamente flexível seja para front-end ou back-end. Até mesmo lidando com o banco de dados você “não sente dor”. Como já dito antes o trabalho é gostoso de ser feito, o que faz com que muitas empresas acabem optando pela linguagem.

Alguns exemplos de grandes empresas utilizando Rails hoje: Airbnb, Basecamp, GitHub, Couchsurfing, Dribbble, Kickstarter, Twitter, Shopify, etc.

Conclusão

Bem, listei muitos motivos aqui pelos quais eu me apaixonei por Ruby. Muitas vantagens ainda poderiam ser ditas mas quero influenciar você a fazer um teste. Faça um Hello World em Ruby e também em Rails e veja como é divertido trabalhar com a linguagem. Ainda não está convencido? Vem conversar comigo nos comentários!

  • Algumas fontes utlizadas nesse post:
  • https://www.toptal.com/ruby-on-rails/after-two-decades-of-programming-i-use-rails
  • https://bitzesty.com/2014/03/03/ruby-on-rails-what-it-is-and-why-we-use-it-for-web-applications/
  • http://www.bestprogramminglanguagefor.me/why-learn-ruby
  • http://blog.teamtreehouse.com/reasons-why-every-web-designer-needs-to-learn-rails
  • https://applikeysolutions.com/blog/why-ruby-on-rails-is-a-good-choice-for-your-website
  • https://medium.com/codando/por-que-aprender-ruby-on-rails-e4ceb3774a7f
  • https://becode.com.br/por-que-aprender-ruby-on-rails/

Sobre nós

Vivemos em uma era onde a tecnologia se faz presente em todo setor corporativo, independente do ramo de atividade. Surgimos visando esta crescente demanda.

Nossos contatos

+55 (11) 2528 7798
+55 (11) 98081 4290